Great Ocean Road / 12 Apóstolos

8 de janeiro de 2017

Tudo sobre o tour de 1 dia por essas bandas…
Se você tá indo para Melbourne, a Great Ocean Road é um desses passeios imperdíveis que não pode faltar no seu roteiro.
Patrimônio Nacional Australiano, a Great Ocean Road tem “apenas” 241 km de extensão ao longo da costa sudeste da Austrália e está localizada entre as cidades vitorianas de Torquay e Allansford. Mas essa estrada não é só beleza não, construída por soldados entre 1919 e 1932 e dedicada aos soldados mortos durante a Primeira Guerra Mundial, essa estrada é o maior memorial de guerra do mundo. Além disso, ela ainda passa por varias tipos de terrenos proporcionando acesso a vários marcos relevantes, incluindo as famosas formações de pilares de calcário conhecidas como Doze Apóstolos.
Ficou curioso? Quer saber como chegar lá?
Simples, ou você aluga um carro ou contrata um tour. Mas atenção, se você não é acostumado a dirigir em mão inglesa, eu lhe aconselho fortemente a contratar um tour, que além de ser mais completo e explicativo, vai te evitar maiores dores de cabeça. Como eu queria conhecer tudo em Melbourne em apenas 3 dias, eu optei por realizar esse passeio com a Autopia Tours.
Como foi o tour?
Excelente, mas não vou lhe enganar, o passeio foi bem longo. Começamos por volta das 07h30, quando a Tarah (nossa guia) nos buscou no hotel. Só retornamos por volta das 21h, mas apesar de ter sido longo, o tour foi surpreendente e até emocionante.
Para o passeio, escolhemos o Great Ocean Road In Reverse e foi graças a esse ”reverse” que a gente escapou daquelas multidões de turistas. Vou te explicar, o itinerário é exatamente o mesmo para quem quer conhecer a Great Ocean Road, só que ele é operado em sentido inverso, assim a gente passa por todos os lugares sem que eles estejam lotados. Muito bom, não é mesmo?
Abaixo um breve resumo do passeio:
Primeira parada: Gibsons Steps
O principal dessa parada é uma escada de 86 degraus paralela a um precipício de quase 70 metros de altura que dá acesso a praia selvagem que está localizada um pouco antes dos Doze Apóstolos, no Port Campbell National Park. De lá você pode observar as torres de calcário Gog e Magog, que não fazem parte dos 12 Apóstolos, mas que são tão famosas e lindas quanto!
               
Lá, a nossa guia nos explicou que acredita-se que os degraus foram construídos pelos Kirrae Whurrong (habitantes originais da região) e reparadas e mantidas mais tarde pelo pioneiro Hugh Gibson por volta de 1800 e alguma coisa. Parece que o tal do Hugh Gibson reparou os degraus para que ele pudesse pescar e para que a sua esposa também pudesse visitar a praia. (Ohwn que romântico ❤)
Duas observações: Para chegar a praia, não há acesso para cadeirantes e fique atento a maré que sobe muito rápido, há diversos casos de turistas que ficaram presos por lá.
Segunda parada: 12 Apostles
Nessa parada nós contratamos um passeio de helicóptero para podermos observar de cima, a atração mais famosa da Great Ocean Road, os 12 Apóstolos, que na verdade nunca foram 12, já foram 9 e agora são 8.
             Rebobinando… a nona torre acabou sendo destruída com a erosão, ficaram 8. O nome 12 apóstolos só foi colocado aí pq soava melhor, as pedras eram chamadas inicialmente de outro nome, depois apenas de Apóstolos e foi então que por volta de 1920, por fins turísticos, o governo acabou deixando esse nome (Baby, It’s all about marketing, mas a gente ama mesmo assim né?😉).
                    
Tercera parada: Loch and Gorge
Que nome esquisito é esse Belle? O nome é devido ao naufrágio do navio Loch Ard que encalhou por perto, em 1878 no final de sua viagem da Inglaterra para Melbourne. Parece que dos 54 passageiros que estavam a bordo apenas 2 sobreviveram: Tom Pearce e Eva Carmichael.
Tom foi levado para a praia pela correnteza e, ao ouvir gritos de Eva se afogando, voltou para resgatá-la. Em seguida eles foram pedir socorro…
Histórias a parte, aí tem várias trilhas que proporcionam diversas vistas para as formações de arenito em diversos ângulos.
  
Foi bem nessa parada, que nós recebemos o nosso almoço. Um sanduba super gostosinho😋. (Obs. A principal refeição do Australiano é o café da manhã, durante o “nosso” almoço, eles comem um sandwich ou algo mais leve)
Quarta parada: Maits’ Rest Rainforest Walk
Nós deveríamos ter ido á Shipwreck Coast, mas como ventava muito, fomos direto para o Maits’ Rest Rainforest Walk. Lá fizemos uma pequena trilha onde foi possível observar algumas das gigantescas árvores centenárias da floresta. Maits’ Rest fica 17 km a oeste de Apollo Bay na Great Ocean Road.

Quinta parada: Aussie Wildlife Koalas
Nessa parada eu fiquei completamente entretida com os pássaros que pousavam na minha cabeça e com o Koala que estava se alimentando na árvore, então eu não sei bem o nome desse local, só sei que não foi em um zôo, nem em nenhum lugar fechado. Pasmem, essa parada foi em uma estradinha de terra batida, cheia de árvores. Foi uma experiência incrível.
 Sexta parada: Historic Memorial Arch
O arco comemora a construção da Great Ocean Road como um memorial aos Victorianos que serviram na Primeira Guerra Mundial, 1914 – 1918.
A Great Ocean Road começou como um projeto para criar trabalho para militares que estavam retornando da Primeira Guerra Mundial e o seu financiamento veio de doações públicas levantadas através da associação Great Ocean Road Trust. A partir de 1919 o trabalho prosseguiu por etapas e de acordo com a disponibilidade de homens e dinheiro. No total, foram três mil ex-militares que trabalharam com pás, pedras e materiais naturais da área para construir a estrada. Mais tarde a Câmara de Estradas Rurais completou a estrada, que ligava todas as cidades costeiras ao longo de seus 241 km de extensão.
Achei essa parada super interessante!
Sétima e última parada: Dinner Time
 
Após esses diversos pontos, buscamos uma pizza para a janta e paramos em um local para Picnic.
Fazer Picnic é algo muito comum para os australianos e confesso que eu me adaptaria muito bem a esse estilo de vida, ainda mais com toda a infra estrutura que eles tem. Após o jantar, nos preparamos pra voltar para Melbourne e tcharãm, tem Wifi na volta!!!
 Resumo do dia:
A Great Ocean Road cumpriu o sonho de ligar os assentamentos à beira-mar, de abrir a costa para o desenvolvimento e fornecer ao público “uma das mais belas estradas oceânicas do mundo”. Cada ano mais de 1,2 milhão de veículos passam sob essa estrada desfrutando das vistas e atividades ao longo da estrada, então não deixe de conhecer se você estiver por perto.
Dicas rápidas:
Leve protetor solar, água, óculos de sol, roupas leves, casaco corta vento e vá de sapatos confortáveis.
Valores:
Preço do passeio AUD135,00 p/pessoa
Preço do helicoteor AUD 145,00 p/pessoa 15 minutos
Quer 10% de desconto em qualquer passeio da Autopia Tours?
Basta enviar um email para eles e mencionar o Le Belle Tour.
O Desconto é válido para compras até dezembro de 2017!
Deixe aqui o seu comentário, ele é muito importante para a construção desse blog. 

 

By Belle Nog

Uma carioca tagarela, apaixonada por viagens e fotografia.

10 Comments

  1. Responder

    Julien Reis

    Muito boa a sua postagem Belle.
    Estou pretendendo ir com a minha esposa em janeiro de 2018.
    Se eu fechar com a Utopia até dezembro de 2017 eu consigo desconto para janeiro de 2018?
    Abraços

    1. Responder

      Belle Nog

      Oi Julien,
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Vou verificar com a empresa e assim que eles me responderem, eu te aviso por aqui!
      Um abraço,
      Belle

  2. Responder

    Fernanda Rangel

    Adoro as suas dicas e sempre te sigo la no instagram.
    O post da excelente, espero um dia conhecer pelo menos 1/3 dos lugares que você já foi.
    bjuuuuu

    1. Responder

      Belle Nog

      Que legal Fernanda, muito obrigada mesmo por me acompanhar e fico muito feliz que você esteja gostando do meu trabalho!
      Você vai conhecer muitos lugares, para isso, basta querer!!

      Bjãoooo

  3. Responder

    Natalia

    Lugar lindo, vc é linda, fotos lindas.. tudo perfeito!!

    1. Responder

      Belle Nog

      Você que é prima!!!
      S2 S2
      Bjocas

  4. Responder

    Joana

    Belinha, que post maneiro, parabéns!
    Deu até vontade de comprar o primeiro boleto para Austrália! kkkk

    1. Responder

      Belle Nog

      Jojo, obrigada pela visita e pelo comentário!
      Ta esperando o que? Viajar é bom d+!

      Bjocas

  5. Responder

    Pedro Moura

    Gostei muito do seu site. Parabéns

    1. Responder

      Belle Nog

      OI Pedro,
      Que ótimo, obrigada pela visita e pelo comentário!
      bjocas

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *